Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Artigos e Colaborações / A ADMINISTRAÇÃO E O CAOS DOS NOVOS TEMPOS.

CRA

A ADMINISTRAÇÃO E O CAOS DOS NOVOS TEMPOS.

por Adm. Eurico Noblat — publicado 12/11/2014 12h50, última modificação 19/04/2016 12h55 Adm. Eurico Noblat

Por Adm. Eurico Noblat

A palavra Caos segundo o  Wikipédia , é traduzida como “Estado de absoluta confusão; confusão extrema e irremediável.”

O mundo atravessa uma crise sem precedentes na história da humanidade. Crises são cíclicas e, na maioria das vezes, servem de alavanca para quebra de paradigmas e ascensão para estágios mais avançados do conhecimento humano e, por consequência, do seu desenvolvimento.

Nos tempos atuais, algumas já sabidas verdades estão dramaticamente mais claras, e são refletidas pelo entendimento e consciência cada vez maior de que os recursos naturais do nosso planeta são finitos e de que muitas soluções propostas somente surtirão efeito a longo prazo.

E desde que aplicadas corretamente e sem descontinuidade.

Trazendo para a nossa realidade, a crise dos recursos hídricos que assola São Paulo e os estados do Nordeste pode ser prenúncio de consequências mais devastadoras, pois a matriz energética que predomina no nosso país , tem como ativo principal a água dos rios, onde são construídas hidrelétricas que geram energia mais barata e mais limpa. A escassez prolongada desse recurso , obrigará o país a buscar soluções imediatistas em matrizes energéticas mais caras e mais poluidoras, tais como as termelétricas.

A economia mundial está em frangalhos. E é nesse cenário que a Administração mostra toda a sua importância e responsabilidade para restaurar o frágil equilíbrio das nações.

Nada vai mudar esse quadro em curto prazo com soluções mirabolantes, pois o problema está muito acima das ferramentas e da inovação.

 O problema sempre foi e continua sendo o mesmo: Gestão.

Gestão em toda sua amplitude.

Nesse contexto, todas as demais ciências são mobilizadas para a proposição do uso de várias alternativas que, integradas, podem apresentar resultados satisfatórios.

Mas somente a ciência da Administração pode ser a catalizadora desse manancial de soluções propostas assumindo a sua importância e se tornando a maior protagonista e, por consequência, a maior responsável, para avançarmos para sustentabilidade global.

Cabe a nós administradores, estarmos preparados.

E essa preparação passa necessariamente pelo conhecimento do que está ocorrendo em termos de evolução nas outras ciências e, para escolhermos as mais adequadas soluções para os micro e macro problemas que afligem esse novo século.

Portanto, colegas administradores, o momento requer muito estudo, muito esforço, muito discernimento, análise constante de cenários, visão sistêmica, mente aberta, mas antes de tudo, assumir responsabilidades e ter sucesso na sua atuação.

 
Esse é o  caminho. Essa é a verdade.
 
Um grande abraço a todos.
 
Eurico Noblat
Eurico Noblat é Administrador, especialista em Marketing e Mestre em Administração. Foi um dos colaboradores na confecção do PPA, que é mais conhecido como Plano Plurianual. Foi micro empresário no ramo de bares e restaurantes, se especializou em gestão educacional, onde além de professor foi coordenador e diretor acadêmico de várias instituições em Pernambuco. Junto com sócios fundou o Grupo Saúde Nordeste.

 

registrado em:
Publicações