Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Entrevistas / CRA-PE entrevista: João Carlos Paes Mendonça

CRA-PE entrevista: João Carlos Paes Mendonça

por Mariana Borges publicado 21/07/2016 11h05, última modificação 21/02/2017 11h08
O empresário e administrador João Carlos Paes Mendonça, concedeu em julho/2016 entrevista ao CRA-PE e contou um pouco sobre sua trajetória, os desafios em presidir o Grupo JCPM, além das qualidades que considera importante em um Administrador profissional e como a classe pode contribuir com o crescimento do país.

jcpm_entrevista

O empresário João Carlos Paes Mendonça é associado ao Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA-PE) e ao Sindicato dos Administradores do Estado de Pernambuco (SINAEPE) desde 1974.

CRA-PE: Em sua trajetória, quais os negócio em que já atuou e, dentre esses, qual é o que mais se  identifica?
João Carlos Paes Mendonça: Minha maior identificação é com varejo. Comecei aos 9 anos, ajudando meu pai na mercearia, e desde então meus negócios têm ligação com a área. Hoje, o braço mais forte do Grupo é o de participação em shopping center que mantém uma relação muito próxima a esse setor.

CRA-PE: Quais são os desafios à frente do Grupo JCPM?
JCPM: Acompanhar as mudanças do mercado, sem abrir mão dos nossos valores, conduta e sempre estando atento às expectativas do consumidor. No caso de shopping center, por exemplo, passamos a investir em equipamentos modernos, com amplos espaços de lazer porque entendemos que a nova dinâmica desses centros comerciais é de entretenimento alavancando as vendas. Temos como conduta dar suporte aos lojistas para que eles atendam bem o cliente. No geral, os grandes desafios do nosso grupo são do mercado e de vários setores: antever as mudanças do mercado.

CRA-PE: Quais características o senhor acredita que são fundamentais para  compor o perfil de um bom Administrador? Por quê?
JCPM: Capacidade de gestão e de visão do negócio. Comumente, é delegado ao administrador apenas a função de gerenciamento, mas ele precisa ter uma visão geral do segmento para pode contribuir com o negócio.

CRA-PE: Como o profissional da Administração, frente ao momento  delicado pelo qual passa a nação, pode contribuir para o  desenvolvimento do país?
JCPM: Focando no desempenho do seu negócio. Muitas vezes, vemos experiências de crescimento do setor puxado pelas inovações adotadas por uma empresa. Temos essa experiência com a rede Bompreço, por exemplo, que foi capaz, a partir de uma gestão inovadora, alavancar o desenvolvimento do varejo de supermercado no Recife.

CRA-PE: Qual conselho o senhor transmite aos profissionais da Administração?
JCPM: Para terem uma boa interface com o restante da empresa. Busca permanente pela alta produtividade, ter uma boa rede de relacionamento com o mercado e com a sociedade, inovar sempre, racionalizar custos. Uma gestão eficiente precisa estar preparada para as mudanças do mercado e isso só é possível entendendo o negócio como um todo. Acompanhando o desempenho de todas as áreas.