Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Entrevistas / Entrevista com o Adm. Carlos Eduardo Monteiro

Entrevista com o Adm. Carlos Eduardo Monteiro

por Mariana Borges publicado 22/04/2015 11h30, última modificação 21/02/2017 11h07
Nesse mês, abril/2015, nos encontramos com Adm. Carlos Eduardo Monteiro de Almeida, também conhecido como Cacai, fundador da Auto Norte, uma das maiores distribuidoras de auto-peças do País e uma das maiores da região Nordeste.

cacai1O empresário Carlos Eduardo Monteiro de Almeida, conhecido como CACAI é  Sócio, diretor e fundador da Auto Norte, formado em Administração de Empresas, pela Universidade Católica de Pernambuco, desde 1978. Passou de representante comercial à distribuidor de autopeças. Tudo começou há 35 anos, em Recife hoje o ex- representante é dono de uma das maiores e melhores distribuidora do nordeste, segundo a Editora Novo Meio, e nomeada pelo Great Place To Work como uma das Melhores Empresas para trabalhar em Pernambuco.

CRA-PE: Há quanto tempo você exerce a profissão de Administrador, e como se deu o seu ingresso na área?

cacai2

Carlos Eduardo Monteiro de Almeida (Cacai): Desde 1978, quando me formei em Administração pela Universidade Católica de Pernambuco, Percebi que poderia fundar/administrar uma empresa no segmento de distribuição de autopeças, pelo fato de atuar na área como representante comercial, uma vez que já conhecia bem o mercado e possuía parceria com clientes e fornecedores.

CRA-PE: Quais são as áreas nas quais você possui mais interesse dentro do vasto campo da Administração?

Cacai: As áreas de meu interesse são Marketing e Gestão de Pessoas.

CRA-PE: O que você tem observado atualmente como conhecimento e/ou prática essencial que o profissional da Administração precisa ter/aprender para manter-se ao nível de competitividade do mercado e por quê?

Cacai: Em minha área participe de diversos cursos, principalmente na área de gestão e liderança, Pretendo continuar me atualizando em palestras e cursos de curta duração, focados em meu ramo de atuação.

CRA-PE: Quais os desafios de manter e estar à frente de uma empresa do porte da AutoNorte?

Cacai: Manter-se atualizado, procurando sempre inovar, buscando as melhores parcerias com fornecedores, levando para o mercado informações e produtos mais atualizados para os nossos clientes.

CRA-PE: Como administrador, durante seu tempo de atuação, quais as mudanças que você observou na postura do profissional, bem como nos níveis de interação do mesmo com os diversos agentes dentro de uma organização/empresa?

Cacai: Cada vez mais estamos encontrando um cenário propicio para o fomento de conhecimento no geral. Pessoas se preparando, buscando melhorias profissionais, se preocupando com o todo. Com a gestão integrada, com a participação dos funcionários e principais agentes do negocio, encontramos decisões mais embasadas e legitimadas por todos. Esse perfil de gestão interlaçada com a gestão participativa, quando bem estruturada e organizada, traz frutos mais sólidos para o negócio.

CRA-PE: Qual conselho você transmite aos colegas de profissão?

cacai3Cacai: Em uma profissão tão abrangente como a do administrador, é importante estar sempre envolvido e atento a todas as tendências do mercado.  Neste contexto, estar no lugar certo com as pessoas certas é de extrema importância, a formação e instrução de profissionais sólidos no mercado sempre contribui para o desenvolvimento de todos. É necessário sempre olhar “fora da caixa”, entender o que acontece no mundo e na economia de maneira geral, atuar sempre como agente transformado e levar em consideração a pluralidade/singularidade de personalidades na organização, afinal de contas o trabalho e a sinergia das equipes é essencial.