Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Entrevistas / Entrevista com o Adm. Valter Rito

Entrevista com o Adm. Valter Rito

por Mariana Borges publicado 14/09/2014 00h00, última modificação 21/02/2017 11h04
Entrevista concedida em setembro de 2014. Valter Rito é Administrador, Associado e analista de Inteligência Competitiva pela ABRAIC - 210; Sócio-Diretor da Íkonos Marketing Consulting; Possui Mestrando em Educação Corporativa; E é Especialista nas áreas de Educação Corporativa e Engenharia da Produção; É também Professor acadêmico nos cursos de RH, Administração, Logística, PG e Marketing;

Em cada entrevista que o CRA-PE realiza junto aos nossos associados observamos como o perfil da Profissão é rico em oportunidades.


Desta vez conhecemos um pouco sobre  Adm. Valter Rito:

 

 

CRA-PE: Quais circunstâncias lhe fizeram escolher pela Administração?

Valter Rito:Sempre tive um sonho que era de liderar pessoas, contribuir em grande parcela para algo que ainda não sabia o que era. Comecei minha vida profissional na FAB, e por questões de genética me designaram para um setor administrativo. E assim, foi o marco da minha história de administrador. Nas forças armadas eu comecei a dar mini-palestras (com 18 anos de idade) informando aos candidatos sobre cursos para área militar. Foi ainda nas forças armadas que dei início ao meu primeiro curso profissionalizante de administração. Lembro-me que comecei a ficar tão apaixonado pela área que trabalhando de sentinela me pegava lendo os livros da área.

Daí, o interesse continuou, agora com a visão de ter meu próprio negócio ou ser um diretor de grandes empresas, o que retrata a realizade de muitos jovens egressos na área. Quando fui procurar qua faculdade e curso queria estudar, fiz uma pesquisa sobre as profissões que atenderiam meu sonho em gerenciar. Peguei a grade curricular do curso de administração, olhei e disse: é isso aqui o que quero para mim. Pois planejar, organizar, liderar, controlar e executar começou a fazer parte de minha vida. E assim me formei e exerço a área até hoje.

 

CRA-PE: Como você enxerga o cenário atual para os profissionais da Administração?

Valter Rito: Atualmente o cenário para um administrador PE muito favorável, desde que o mesmo exerça uma função de sua especialidade para assim poder proporcionar para as empresas um diferencial competitivo. Toda organização seja pública ou privada necessita de um profissional competente e que traga inovações para a mesma, e esse perfil de profissional encontramos nos administradores, tem que conhecimentos de gestão e pessoas. Então o mercado para o administrador é amplo e muito promissor, foque em alguma área, busque sempre o novo e leve para o mercado o seu maior ativo intangível: seu conhecimento.

CRA-PE: Porquê você optou por ter seu próprio negócio? Como é o dia a dia nas ações de sua consultoria?

Valter Rito: A idéia de ter meu próprio negócio veio através de análises que comecei a fazer nas empresas que trabalhei. Eu via que elas apresentavam muitos problemas com seu pessoal, processos ou como divulgar para fidelizar seus clientes. Por isso que todo lugar que eu trabalhei sempre procurei criar algo para resolver os problemas das mesmas. Devido a essa carência do mercado comecei a dar palestras, criar ferramentas e soluções para algumas empresas. Eu buscava uma parceria onde pudesse complementar as minhas idéias, para dar continuidade em meus objetivos de criar meu próprio negócio. Dessa forma conheci meu sócio e fundamos a Íkonos Marketing Consulting, O nome é grego que vem de “marca”. Atualmente prestamos consultorias nas áreas de marketing e gestão: gestão empresarial, gestão de marketing, marketing digital, comunicação visual e inteligência de competitiva, além de cursos in company e palestras. Em pouco tempo conseguimos ter uma projeção no cenário pernambucano forte, pois temos em nossa essência trazer para as empresas o que o mercado não consegue oferecer de forma eficiente e que realmente traga soluções. Assim conseguimos clientes nas diversas áreas como: Shoppings Rio Mar e Recife, AMIL, Coca-Cola Clothing, SENAC, SEBRAE, Belmetal, Estrela do Mar, Brooksfield, M.Officer, Arte Café e outros.

  •     E esse projeto empreendedor nos rendeu nos últimos meses:
  •        Mais de 100 lojas de Shopping Capacitadas em diversas áreas;
  •         Mais de 30 consultorias realizadas no mercado varejista nos últimos meses;
  •        Mais de 50 marcas e comunicação visual criadas no meio empresarial;
  •       Cerca de 2.000 horas/aula na área acadêmica em ensino superior por semestre;
  •        Aproximadamente 1800 alunos capacitados por semestre.

CRA-PE: Dentre os vários eixos da Administração, qual lhe é mais interessante?

Valter Rito: O marketing devido a minha primeira formação. Porém procurei a inovação no marketing, vendo o que o mercado tem de necessidade, como por exemplo em não fazer mais uma ação promocional onde todos fazem, mas sim oferecer para as empresas estratégias de marketing de guerrilha, que tem o objetivo de gerar impacto na sociedade e gerar boca a boca. Assim a marca consegue ter uma rápida consolidação no mercado e com baixo custo. A outra área e RH, pois pessoas são fundamentais para a organização. E particularmente gosto muito de capacitar e desenvolver pessoas.

CRA-PE: O que você considera desafiador atualmente para os profissionais na área?

Valter Rito: O grande desafio para o administrador é a inovação na gestão. Pois os modelos de Administração Científica por Taylor e Ford, Teoria Clássica por Fayol e a Escola das Relações Humanas onde encontramos Mayo, foi sem dúvidas marcos principais para os administradores, porém atualmente a era e da inovação e conhecimento, aliado a tecnologia. Então as empresas chamadas inteligentes são aquelas que obtêm uma maior quantidade de informações possíveis, e sabendo trabalhá-las de forma etratégica. Bem como também os administradores que devem sempre trabalhar descobrindo novos cenários, tendências de mercado e a melhor forma de gerir isso tudo. Por isso torna-se um dos maiores desafios de um administrador: gerir conhecimentos, em um rápido período de tempo.

CRA-PE: Qual mensagem você gostaria de deixar para os seus colegas de profissão?

Valter Rito: Nós administradores temos que trazer as soluções que o mercado precisa. Além disso, devemos viver em busca de inovações, estratégias ousadas e agressivas para trazer ao mercado algo que é pouco convencional de ver. Cito como exemplo o Cirque du Soleil: que identificou um mercado inexplorável, onde a imagem dos circos já estava ficando defasados devido aos maus tratos com animais e infra-estrutura precária dos circos. Então criou um conceito circense diferente com as técnicas teatrais com a magia do circo. E o Cirque du Soleil é um sucesso mundial até hoje. Seja estrategista de sua vida. Não faça o apenas o que os outros fazem. Inove, crie estratégias para encantar pessoas e gerar renda. Nós temos condições para isso. Pois somos administradores.

 

registrado em:
Publicações