Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Entrevistas / Bruno Clisman, idealizador da página "Estudantes de ADM PE"

Bruno Clisman, idealizador da página "Estudantes de ADM PE"

por Mariana Borges publicado 02/12/2015 04h45, última modificação 21/03/2018 11h27
O CRA-PE convidou Bruno Clisman, para bater um papo e dividir suas experiências.

O CRA-PE atento ao movimento dos profissionais e estudantes de administração no estado convidou o idealizador da página "Estudantes de Adm PE", Bruno Clisman, para bater um papo e dividir suas experiências.

Idealizador da página que já conta com mais de 3.900 curtidas, Bruno, que atualmente está concluindo o curso, começou a investir na ideia em 2012, e de lá para cá tem se aprimorado e construindo as bases para que a página se torne um portal de informações e seja referência para os universitários pernambucanos que cursam administração.

1ª) Como surgiu a ideia de criar a página “Estudantes de ADM PE”?

Bruno Clisman: Assim que iniciei o curso de Administração, em 2012, por sentir uma necessidade de informações direcionadas aos estudantes. Pois é tudo muito segmentado, encontramos informações sobre vagas de estágio em um espaço, sobre congressos em outro, é tudo muito disperso e termina que quando a gente vem saber de um evento já está muito próximo. Encontrar essas informações era muito difícil, você encontrava, mas era em ambientes diferentes e tinha um feedback muito ruim. Por exemplo, em processos seletivos, pode existir um link para inscrição que apresente um erro ou que não consiga finalizar a inscrição, e muitas vezes não existe uma forma de sinalizar que isso está acontecendo aos responsáveis. Quando a ideia da fanpage surgiu, o facebook estava em ascensão, com esse “boom” das empresas criando suas páginas. Só que, logo depois  eu comecei a estagiar e não pude me dedicar tanto a página, mas de uma hora pra outra a “Estudantes de ADM PE” começou a crescer num volume que eu disse “eu realmente preciso investir tempo e dar mais atenção a isto”, e chegou uma hora que eu precisei de alguém para me ajudar, pois penso que quanto mais pessoas parar dividir mais favorece o trabalho”

CRA-PE:  Que equipe integra a organização da página?

Bruno Clisman: A minha intenção quando passei a precisar de mais pessoas para gerenciar a página comigo foi de alguém que realmente se identifica com o curso de Administração. Eu conheci o Luciano Brito ainda na faculdade, e houve essa identificação. Hoje já formado, o Luciano se especializou em planejamento estratégico e identificou essa oportunidade de até onde a página poderia chegar. Fomentamos metas para 5 anos, 10 anos... Sair do facebook e tornar-se mais presencial, criar um site, toda essa parte de expansão. E  por conta de ele ter uma formação e uma vivência do mercado, ele possui uma bagagem muito boa. Além disso, começamos com a organização, captação e segmentação das vagas de estágio para divulgação. E hoje, além das vagas divulgamos cursos, palestras, programas de intercâmbio e etc.

CRA-PE:  Como foi conciliar a página que estava crescendo com outras atividades?

Bruno Clisman: Eu sempre busquei me envolver com trabalhos bastante flexíveis e dinâmicos, como prestação de serviços ou estágios com uma carga horária mais flexível. E conto com possibilidade na programação das postagens, sempre consigo um tempo para incluir notícias e matérias interessantes, e ajustando a hora da publicação.

CRA-PE:  Qual a formação que o administrador deve buscar para conseguir ser incluído nesse mercado que está a procura de profissionais diferenciados?

Bruno Clisman: Hoje a necessidade do mercado é ter justamente esse profissional: O Gestor. A partir do momento, independente do tamanho da empresa e da sua área de atuação, primeiramente o mercado precisa de pessoas que gostam de estar com pessoas. Segundo, é buscar ser um profissional que busque desenvolver outras pessoas, ter o espírito de liderança ao dirigir um grupo, sabendo ouvir os demais, reconhecendo as necessidades e se preocupando com o desenvolvimento dos seus subordinados.

CRA-PE:  Qual o perfil do público que acompanha a página?

Bruno Clisman: Hoje o público é composto em grande parte por estudantes do estado ou são Empresas que curtem motivadas por alguma parceria ou possibilidade de divulgação de vagas de estágio. Uma pequena parcela do nosso público é composta por pais de alunos, que buscam estar antenados às oportunidades de estágio ou congressos. Existem também alguns estudantes de outros estados que curtem para acompanhar o movimento e as matérias que postamos que tratam do dia-a-dia profissional, e até mesmo profissionais de outras regiões que estão se transferindo ou planejam vir para nosso estado.
A maior necessidade do grupo que acompanha a “Estudantes de ADM – PE” era de informação que fosse verídica e a possibilidade de alguma orientação, acompanhamento e verificação dessas informações com feedback. Hoje conseguimos ser uma das maiores plataformas de informação para esse segmento direcionado a estudantes, só ficamos atrás das plataformas do eixo Rio-São Paulo.

CRA-PE:  Houve algum desdobramento das ações realizadas que você ache interessante mencionar?

Bruno Clisman: Por exemplo, recebemos muito solicitações de como fazer um currículo. Então nós preparamos um vídeo no youtube com a ajuda de uma profissional na área de RH e durante uma semana nós demos ênfase a esse tema e postamos sempre matérias direcionadas para este conteúdo. Em seguida tivemos a ideia de pedir aos nossos leitores que enviassem seus currículos para nós avaliarmos e darmos dicas individualmente: em 4 dias recebemos mais de 300 e-mails. Fizemos uma parceria com profissionais de psicologia e professores da área de RH, e conseguimos prestar esse serviço, avaliando cada currículo individualmente e respondendo com orientações sobre como melhorá-lo.

CRA-PE:  Quais as próximas metas para o projeto?

Bruno Clisman: O trabalho que viemos desenvolvendo está sendo ampliado, e planejamos ser um canal de ligação entre os estudantes e o CRA-PE. Já somos um portal de informações, com domínio próprio. Planejamos transformar a Estudantes de ADM – PE numa referência para os universitários do estado.

CRA-PE: Como você percebe a presença do Conselho Regional de Administração junto aos estudantes da área?

Bruno Clisman: Acredito que deve haver um equilíbrio de responsabilidades, percebemos que já há uma evolução na forma que o CRA-PE e o CFA se aproximam dos profissionais. Por mais que o Conselho esteja inovando nas suas ações, os associados precisam tomar conhecimento disso por meio de uma divulgação mais massiva. Mas existe também o outro lado: professores precisam incentivar seus alunos a conhecer as funções e o papel do Conselho de Classe da sua profissão. E os alunos deveriam se interessar mais pelo campo onde atuarão, e compreender que o CRA-PE é parte inerente nesse universo, uma entidade que pode melhorar a realidade dos profissionais.

Depoimento do Adm. Luciano Brito, integrante da “Estudantes de ADM PE”:

“Essa parceira com CRA-PE só vem agregar para nosso projeto, tendo em vista a disseminação de conteúdo de qualidade junto aos nossos estudantes. Vejo que terá um crescimento de novos graduandos que são atingindos por nosso trabalho, engajados e conscientes da importância do CRA-PE  “Obrigado CRA-PE em acreditar na nossa plataforma Estudantes de Adm –PE” .

Luciano Brito
Administrador – CRA-PE 12.722, integrante da Equipe gestora da Plataforma